top of page

Coaching e Valor

O conceito de Coaching


O Coaching é o nome dado ao processo de desenvolvimento de todo o potencial de um cliente, chamado de coachee, que procura melhores resultados nalguma área da sua vida. Com encontros periódicos, que podem ocorrer presencialmente ou até pela internet, o profissional Coach presta uma espécie de consultoria para que o cliente alcance o crescimento desejado.


Essa consultoria consiste em identificar as suas virtudes e vulnerabilidades, que hoje o aproximam ou afastam dos seus objetivos, seja no campo pessoal ou profissional. Para tanto, o Coach lança mão de técnicas e ferramentas com base científica, tendo como foco o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais.


O Coaching tem assumido uma relevância cada vez maior na sociedade atual, que cobra alto desempenho a todo o momento. É assim no ambiente de trabalho, nos estudos e até mesmo nos relacionamentos. Somos cobrados a dar o nosso melhor, mas nem sempre isso é possível, pois há pontos de bloqueio que impedem a alta performance.


É nisso que reside a importância do Coaching, pois a metodologia oferece um caminho para o sucesso na vida pessoal e profissional. No início, o processo popularizou-se entre executivos, que sentiam necessidade de se especializar para melhorar em determinada área da empresa, em especial quando recebiam promoções.


Imagine, por exemplo, que, de uma hora para a outra, você precisa chefiar uma equipa de vinte pessoas. Atordoados com essa responsabilidade, os executivos procuravam especialistas no assunto para lhes oferecer dicas de liderança e gestão. Depois, foi crescendo a importância do Coaching voltado para a vida pessoal, capaz de ajudar a encontrar soluções para problemas que se arrastam por anos e atormentam a rotina.


Agora, o Coaching está consolidado e a maior prova disso é que você pode encontrar Coaches em milhares de cidades, espalhados pelo nosso país e pelo mundo, especializados numa série de temas. Em todas as suas diferentes abordagens, o propósito é o mesmo: desenvolver competências e habilidades para levar o indivíduo, grupo ou empresa do estado atual para o estado desejado.


Ao proporcionar uma vida melhor para os clientes, o Coaching popularizou-se e teve a sua importância reconhecida por meio da criação de sociedades e associações para profissionalizar o ramo.


O conceito de Valor no Coaching


A vida traz muitas surpresas e por vezes falta-nos o chão. A sua decisão de agir através das sessões de Coaching, ser-lhe-á gratificante pelo valor que obterá de cada uma delas: a consciencialização no imediato, de como aquela sessão o(a) impactou e lhe trouxe benefícios que em muito superaram o custo – isto é valor.


No contacto com algumas ferramentas de Coaching, estas permitir-lhe-ão: reestabelecer-se duma situação frágil, reequilibrando-se, capacitar-se das suas potencialidades e fortalecer-se para que possa tomar as rédeas da sua vida e reencontrar-se como pessoa, como indivíduo.


A sua auto-estima aumentará, bem como a sua resiliência, altruismo e confiança, transformando-o(a) numa melhor versão de si mesmo(a).


Alguns benefícios do Coaching:

. (Re)descobrir o seu “EU” interior

. Despertar para as suas forças e objetivos e tomar as rédeas do seu futuro

. Repor o equilíbrio mente/corpo

. Reforçar e consolidar a sua autoconfiança


Tipos de Coaching


Coaching relacional

O Coaching relacional dedica-se a melhorar as relações pessoais. Isto é válido quer para relacões amorosas, quer para amizades e mesmo para o dia-a-dia com colegas de trabalho.

Este tipo de Coaching também é praticado com pessoas que tenham dificuldades de relacionamento em geral, seja com pais, filhos ou parentes.


Coaching de carreira (ou Career Coaching)

O Coaching de carreira permite que o cliente tenha novas perspectivas na vida profissional, seja crescer na mesma companhia, trocar de empresa, procurar outra posição no mercado. Basta ter um objetivo claro para (com a ajuda do Coach) promover a mudança comportamental necessária para a sua realização.


Coaching de liderança (ou Leadership Coaching)

Num mercado que se assume cada vez mais exigente, competitivo e global, torna-se imprescindível que as organizações apostem eficazmente no seu capital humano, uma vez que é neste que reside o seu verdadeiro diferencial competitivo.

0 mercado exige líderes inspiradores e pessoas focadas em soluções e objetivos, criativas, flexíveis e capazes de lidar com mudanças e adversidades. O cenário atual impõe a procura de formas mais eficientes de liderar indivíduos e equipas. A ênfase não está no "ditar', mas no despertar da responsabilidade, da autonomia e da motivação interna. O estilo de liderança em que o líder assume todas as decisões e responsabilidades e manda numa equipa que se limita a cumprir as suas ordens (o estilo diretivo/autocrata) não é eficiente na maioria das situações, especialmente quando os mercados são maduros e as pessoas têm cada vez mais qualificações.

Nas situações descritas anteriormente, o estilo diretivo/autocrata é um modelo ultrapassado que pode comprometer seriamente a motivação da equipa. Utilizando um modelo de liderança situacional (como o de Hersey-Blanchard), outras abordagens revelam-se mais eficazes, nomeadamente a liderança por ‘Coaching’, a liderança ‘Participativa’ e a liderança ‘Delegativa’, adequando-se o estilo à situação, tendo em conta a maturidade e capacidade do grupo a ser liderado.


Coaching pessoal (ou Life Coaching)

Coaching pessoal, Personal Coaching ou Life Coaching, sao os nomes que se dão ao processo que se dedica a vários aspectos da vida pessoal do cliente. Este tipo de Coaching é direcionado tanto para a área das relações, como para a área profissional, podendo focar-se numa série de detalhes da personalidade, a fim de aproveitar o potencial do coachee em todas as áreas.

O objetivo é simples: identificar pontos fortes e fracos, explorando os primeiros e corrigindo os segundos para a concretização de metas e sonhos em âmbito pessoal ou profissional.


[if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" alt="Coaching: Quanto custa o processo?" style='width:447.65pt;height:174.7pt'> <v:imagedata src="file:///C:/Users/HUGO~1.ATA/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.jpg" o:href="https://3ifzg032j9rh1rde849uuy9w-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2019/04/coaching-quanto-custa-processo-539x360.jpg"></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif]

Em resumo:


- O Coaching é um processo de desenvolvimento que procura aproveitar todo o potencial de uma pessoa, de um grupo ou de um negócio, revelando-se capaz de transformar vidas.

- Os benefícios obtidos num processo de Coaching superam largamente os custos, o que traz ao coachee um sentimento de satisfação pela obtenção de valor neste processo.


Carla Pereira

bottom of page