Gratidão e felicidade

Gratidão: caminho para a felicidade


A gratidão é um dos sentimentos mais puros e nobres que existem. Pessoas gratas são muito mais felizes, uma vez que sabem valorizar tudo o que possuem. A palavra “gratidão” pode ser definida como a qualidade de quem é grato, o sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, o ato de reconhecer alguém por uma ação ou benefício proporcionado.

Ela é, portanto, a capacidade de agradecer e reconhecer um gesto de bondade, uma atitude de carinho, uma ajuda, um elogio, uma assistência, um presente, uma gentileza ou simplesmente tudo de bom que a vida oferece diariamente.


Para que possamos melhor entender a sua importância para uma vida transformadora, resolvi escrever este artigo. Mas não só: o meu intuito é também proporcionar-lhe a motivação para que possa agradecer ao Universo por tudo aquilo que tem recebido durante a sua existência e dar mais um passo em frente no caminho para a felicidade.


A Importância da Gratidão – Considera-se uma pessoa grata?

Na sua opinião, sabe agradecer e dar o devido valor a tudo que possui? Numa escala de 0 a 10, o quanto tem deixado que a gratidão faça parte da sua vida? Já agradeceu por alguma coisa no dia de hoje?

Ter gratidão é fundamental para que nos tornemos pessoas melhores, felizes e completas. Além disso, a gratidão estimula-nos a ter uma visão mais otimista em relação à vida. Por isso, ser grato pelo dom da vida, pela saúde, pela família, pelo trabalho, pelos amigos e até pelos obstáculos enfrentados, se tornado numa atitude diária, trazer-lhe-á um estímulo positivo à sua vida.

Esse é um costume que já é uma verdadeira filosofia de vida para muitas pessoas. Com a ajuda do Coaching, é possível mudar a forma como você vê o mundo, trata as pessoas, age, pensa e sente. Esta é uma poderosa metodologia que ajuda a compreender a importância de agradecer e retribuir o milagre de estar vivo e de recompensar o universo por todas as coisas boas que acontecem.


Como ser grato!

Neste momento, lanço-lhe um desafio: parar por alguns instantes e agradecer por todas as bênçãos que tenha recebido: agradeça por estar vivo(a), por ter saúde e disposição para viver, por respirar e trabalhar, pela força que corre nas suas veias, pela pessoa maravilhosa que você é e pelos seus talentos e qualidades. Tudo isso é responsável por formar “quem é” no hoje.

Agradeça por tudo de bom que já conquistou, pelas pessoas extraordinárias que de alguma forma contribuíram para o seu crescimento, pelos erros, acertos e fracassos, pelas dificuldades e alegrias. Afinal, tudo isso foi importante para você estar aqui hoje.

Agradeça por sua família, seus amigos, sua casa, seu emprego, seus sonhos e projetos de vida. Agradeça pelo simples fato de poder agradecer. A vida em si já é um presente, e poder ser grato por tudo isso é, sem dúvida, uma grande dádiva que todos nós recebemos.


O “Pote da Gratidão”

Ainda falando sobre como praticar a gratidão em seu dia-a-dia, por acaso já ouviu falar no “Pote da Gratidão”? Trata-se de uma maneira bem simples de relembrar os motivos que devem fazer com que seja grato pela vida que tem.

Nada mais é do que escrever num papel cada um dos bons acontecimentos que lhe deram motivo(s) para celebrar e agradecer. Ao longo de um ano escreva e guarde num recipiente (num pote, por exemplo) todos esses acontecimentos. No dia 31 de dezembro, abra o pote e leia tudo o que de bom lhe aconteceu durante os 12 meses que se passaram; desta forma, passará a entender que tem mais motivos para praticar a gratidão do que para reclamar da vida que tem.

Esta é uma prática que vai-lhe fazer refletir diariamente sobre os seus motivos para ser grato, uma vez que você deve inserir no pote, todos os dias, algo que tenha sido positivo. E não importa se foi um simples passeio com os amigos, um aumento na empresa em que trabalha, ou até um presente de uma pessoa que ama. O importante é registar, para que no final de todos os 365 dias do seu ano, tenha motivos para sorrir e dormir feliz.

Carla Pereira